top of page

Lhamas cospem?

Para criadores de lhamas - como nós - essa é, sem dúvida, a pergunta mais frequente. E a resposta é sim. Elas cospem.


Mas, por que elas cospem?

Elton | Lhama Macho na Dreamland

Para determinar seu "espaço pessoal".

Apesar de não serem pessoas, lhamas também gostam de manter uma distância segura de coisas e animais que pareçam ameaçadores ou irritantes. Ou seja, muitas vezes um macho insistente pode ser irritante, uma cria cheia de energia pode ser irritante e um cachorro pode ser perigoso. Nessas situações, as lhamas usam o cuspe para corrigir e amedrontar o outro animal, seja ele da mesma espécie ou de uma espécie diferente.


Pra quem quer ir mais fundo no assunto "cuspe", existem dois tipos de cuspidas. A cuspida que nós apelidamos de 'aviso' e a cuspida 'verdadeira'.


O 'aviso' é composto apenas por saliva projetada ao ar. Muitas vezes é apenas um barulho com uma forte soprada de ar, e em algumas situações a saliva atinge distâncias mais longas. É uma reação mais rápida e automática das lhamas quando querem afastar outros animais.


a verdadeira cuspida é composta por conteúdo gástrico, ou seja, pedaços de alimento que estão no estomago e são regurgitados de maneira agressiva através do ar. Esse cuspe leva mais tempo, pois o animal precisa preparar o conteúdo através de movimentos no estomago que façam com que essa massa de pasto chegue até a boca antes do lançamento. Geralmente, essa cuspida ocorre quando o animal está preso, sem espaço algum para escapar de uma situação que represente ameaça.

Isma | Alpaca Fêmea | Se alimentando no cocho

Situações mais comuns de cuspidas na Dreamland:

  1. Se você está por perto na hora da comida certamente irá ouvir uma cuspida, ou como nós dizemos, um 'aviso'. Essa é a maneira que as lhamas e as alpacas demarcam seu espaço e hierarquia na hora de se alimentar.

  2. Se você estiver participando da vacinação dos animais pode ser que você presencie uma cuspida verdadeira. Muitas vezes precisamos segurar um animal por mais tempo para encontrar a melhor posição para administrar a medicação e eles odeiam se sentir encurralados. Quanto mais você demorar para aplicar uma medicação, maior a chance de tomar uma cuspida. A injeção em si não incomoda, mas o fato de estarem imobilizados ou contidos representa uma ameaça.

  3. O tradicional 'pé na bunda' também pode ser determinado com uma cuspida. Muitas vezes o macho começa a insistir numa fêmea que não está a fim, ou que já está prenha. Nessas situações, além de chutes e pequenas mordidas, as fêmeas costumam cuspir no macho. Mais um exemplo da cuspida como uma ferramenta de delimitação de espaço entre os animais.

 

Essa característica faz com que muitos criadores utilizem o cuspe como o primeiro teste de prenhez. Até mesmo a bibliografia veterinária sugere que machos sejam apresentados as fêmeas 3 semanas após o acasalamento para o 'teste do cuspe'. Se a fêmea resistir e cuspir no macho significa que ela esta coberta.

 

4. A última situação de cuspida, que observamos aqui na Dreamland, é entre machos que estão disputando espaço, fêmeas ou brincando de lutinha. É comum que machos ensinem uns aos outros comportamentos naturais de defesa e ataque. Praticando lutinha, eles se preparam para situações reais de ameaça na natureza. E o cuspe faz parte dessa dinâmica.


Apesar dessa ser a pergunta mais popular entre os curiosos, lhamas e alpacas são muito mais do que 'animais que cospem'. São animais incríveis, inteligentes, afetuosos e majestosos. É muito raro sermos cuspidos pelos nosso animais, mas já aconteceu. E na maioria das vezes é porque estamos no meio do caminho de um cuspe que não estava direcionado para nós! Nada que um bom banho não resolva \o/


Alpacas se alimentando sem cuspir nos humanos o/\o



76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page